Afinal, como prevenir o câncer de próstata?

A prevenção do câncer de próstata pode ser realizada com a adoção de hábitos saudáveis na rotina do paciente. Quanto mais cedo o paciente começar a se cuidar, maiores são as chances de evitar a doença, mesmo em homens com idade avançada ou histórico familiar.
Tenha uma alimentação saudável
A alimentação é uma prática essencial para prevenir o câncer de próstata. Uma dieta saudável com baixo teor de gordura e rica em vitaminas e minerais é uma importante medida de prevenção contra o câncer de próstata. Por outro lado, é recomendado reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas.
Pratique atividades físicas
A prática regular de atividade física contribui para melhorar a saúde de maneira geral. Com um organismo saudável, há muito menos riscos de haver algum tipo de alteração que pode desencadear uma atividade anormal no funcionamento das células e levar ao aparecimento do câncer.
Controle o peso corporal
O sobrepeso é um dos fatores de risco para o câncer de próstata. Por isso, a alimentação saudável aliada à prática de atividade física é extremamente importante, já que reduz o risco da doença e ainda contribui para o controle do peso corporal, que é outra medida ideal para prevenir o câncer de próstata.
Evite o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas
A ingestão de bebidas alcoólicas faz com que o etanol encontrado no álcool seja metabolizado e transformado em acetaldeído. Este composto pode danificar o DNA e as proteínas de nosso organismo, o que aumenta o risco para o aparecimento de câncer. O hábito de fumar não está relacionado somente ao risco de câncer de pulmão e laringe, mas a diversos outros tipos de câncer, inclusive o de próstata.
Mantenha suas consultas de rotina em dia
O diagnóstico precoce ainda é a melhor maneira de aumentar as chances de cura de qualquer tipo de câncer. Além disso, ao diagnosticar o câncer precocemente, é possível optar por tratamentos menos invasivos e com menos efeitos colaterais. Após os 40 anos, é fundamental realizar exames preventivos anualmente e fazer acompanhamento médico regular.