Dicas para manter o seu e-mail mais seguro

Atualmente, nos meios corporativos e pessoais, os e-mails também se tornaram um meio de comunicação bastante viável. E com isso, pessoas mal intencionadas como hackers, estão sempre de olho na esperança de um brecha, para poder ter acesso aos seus dados ou infectar o seu PC.

Em nosso post de hoje, vamos dar algumas dicas para que possa se manter alerta com seus e-mails e evitar cair em golpes. Confira!

E-mails recebidos com anexos suspeito

Quem é que nunca recebeu um e-mail informando que era de banco, serviços de telefonia ou até mesmo de uma loja ofertando promoções? E sempre que esses e-mails suspeitos são recebidos, eles vem acompanhados de uma mensagem solicitando para clicar em um link presente no texto, ou para que você abra os documentos em anexo. Esse é um método antigo, mas ainda muito utilizado pelos hackers para eles terem acesso ao seu e-mail ou “implantar” algum vírus em sua máquina. Por isso é sempre importante, não clicar em links ou arquivos, recebidos de e-mails desconhecidos. E por mais que seja um e-mail de banco, ligue para a sua agencia e certifique se eles utilizam o serviço de e-mail para contatar seus usuários.

Senha

A senha dos e-mails pode ser uma “porta aberta” para os hackers quando não são uma senha segura. Há sites que informam as senhas mais populares que são utilizadas por muitos usuários, o que torna uma fragilidade para o seu endereço de e-mail. Alguns exemplos de senhas populares são: “123456”, “QWERTY”, “abc123”, “password1”, dentre várias outras.
Por isso, a nossa dica é que você sempre opte por senhas que contenham números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres. Lembrando de sempre evitar sequencias.

Notificações de acesso

Habilitar as notificações para quando você acessar ao seu e-mail, é uma maneira de estar sempre informado de quando seu e-mail for acessado. Assim, toda vez que alguém tentar acessar ao seu e-mail, você será notificado e pode optar pela redefinição da senha.

Fora essas dicas passadas acima, vale lembrar também, de que é sempre bom evitar de acessar ao seu e-mail, em lugares públicos. Pois, na maioria das vezes pode haver alguém mal intencionado, esperando apenas por um deslize, como logar em uma rede wi-fi aberta.

Gostou de nossas dicas de hoje? Deixe um comentário abaixo!