Invasão de privacidade ou bug? Facebook liga câmera do iPhone

O Facebook pode estar envolvido em um caso de violação de privacidade de seus internautas, agora afetando principalmente os usuários de iOS. Segundo informações do site The Next Web, a maior rede social do mundo estaria usando as câmeras dos iPhones, com a versão 13.2.2 do sistema operacional da Apple para gravar a ação de usuários de forma inadvertida e sem aviso prévio.

Tudo começou com Joshua Maddux, um internauta que gravou um vídeo em seu Twitter, mostrando que ao rodar a tela de seu feed de notícias, há uma pequena “tripa” em um dos cantos da tela, mostrando seu carpete (juntamente para onde a câmera estava apontada). Isso aconteceu sem nenhum tipo de pop-up ou alerta por parte do Facebook.
O The Next Web disse ter sido capaz de reproduzir o suposto bug, porém ressalta, o mesmo só ocorreu em smartphones que estão com o sistema operacional atualizado. A situação não se repete, por exemplo, em iPhones com iOS 13.1.3 e anteriores ou no Android 10.

Este caso parece acorrer somente quando os usuários dá ao App do Facebook no iOS acesso à Câmera do smartphone. Caso o acesso não seja concedido, há indícios que o aplicativo tenta realizar a gravação, mas é impedido pelo sistema operacional da Apple.
A recomendação é de revogar o acesso nas configurações (porém, estando ciente que isso impacta na experiência de utilizar o Facebook em si) ou também, fisicamente cobrir a câmera.

No entanto, ainda não se sabe se a situação é algum tipo de bug causado pela versão atual do iOS ou trata-se de uma ação deliberada do Facebook.

Fonte: Canaltech

O que você achou dessa noticia ? Compartilhe com os amigos