Curiosidades: Como saber a idade do seu cérebro?

E quem é que nunca se deparou com alguém que age de maneira muito mais jovem com o que condiz a idade? Ou até mesmo o contrário em alguns casos?

Isso acontece porque a idade do cérebro não necessariamente reflete a idade cronológica da pessoa, e no entanto, os fatores no cérebro dependem de outros processos tais como genéticas, o ambiente no qual se vive e seus hábitos.

O assunto passa longe de ser apenas uma diversão acadêmica. Os pesquisadores da área da longevidade humana têm percebido, cada vez mais, que o tempo que você vive não é seu melhor indicador de saúde. Tendência na área da longevidade, em vez de tentar prolongar a vida do paciente, o ideal deve ser prolongar sua vida útil, o que em outras palavras significa o tempo em que se pode viver sem doenças, ou em quanto tempo é possível atrasar o aparecimento de doenças comuns relacionadas à idade.

A partir dessas percepções, um estudo, publicado na Nature Neuroscience, reuniu três diferentes campos: A neurociência, longevidade e IA. Em um único algoritmo capaz de prever a idade cerebral de uma pessoa, com base em exames de ressonância magnética.

Para uso imediato, a diferença entre idade cerebral e cronológica é um bom biomarcador para o envelhecimento cerebral, que pode ajudar os médicos na hora de tomar decisões.

O envelhecimento acelerado do cérebro também pode ser associado a questões genéticas e agravado por ambientes prejudiciais e diferentes tipos de estilo de vida. Analisar os genes é uma maneira de começar a explorar fatores que influenciam as variações nas trajetórias

A IA é o primeiro passo para determinar a idade do cérebro em um indivíduo. Ir de resultados médios para varreduras individuais é difícil, disse Bijsterbosch, porque as varreduras de ressonância magnética apresentam grande variabilidade entre as pessoas. São necessárias mais pesquisas, mas o estudo, dado seu tamanho, é uma base sólida.

Fonte: Canaltech

Um assunto para nos deixar bem curiosos para sabermos a idade do nosso próprio cérebro, não é mesmo? E em meio a essa notícia, podemos ver como a IA está dando crescimento para diversas áreas contribuindo no crescimento do conhecimento e das pesquisas.

O que acho da notícia de hoje? Deixe um comentário abaixo para sabermos a respeito!