Erros comuns durante o desenvolvimento de um App

Criar um app, desenhar as funcionalidades, gerar um produto de qualidade e engajar o usuário, são necessárias muitas etapas, tempo e dedicação da equipe que o desenvolve. Para garantir o sucesso desse projeto digital, a preocupação com a qualidade deve acontecer até mesmo antes de sua concepção. Confira a seguir alguns dos principais erros cometidos durante o desenvolvimento de um aplicativo:

Falhas de comunicação durante a concepção

É na fase das ideias (criação das funcionalidades e identidade do app) que deve ser definida a forma de interação do usuário com aquele produto. Geralmente, o PO (Product Owner, dono do produto, em português) é o responsável por pensar nessas funcionalidades e aplicações. No entanto, muitas vezes há falhas na comunicação entre o PO, que “desenhou” as ideias e o time de desenvolvimento, que irá fazer a programação. Por isso, nessa etapa inicial, é recomendável que haja um responsável por validar as ideias e cenários do aplicativo. O Quality Assurance (QA) é a figura que pode ajudar na validação do fluxo e na redução dos bugs antes mesmo da execução do software. Lembre-se: uma ideia mal implementada pode gerar problemas nas próximas etapas!

Testar o produto apenas depois de finalizado

Se uma empresa desenvolve um app durante seis meses, por exemplo, e apenas depois de “pronto” resolve testá-lo, é muito grande a chance de encontrar erros difíceis de corrigir. Em alguns casos, gasta-se meses de retrabalho e muito atraso na entrega final. Por isso, a recomendação é que os testes aconteçam durante o desenvolvimento.

Ficar focado apenas na correção de bugs e não na evolução do produto

Muitas vezes, os times ficam focados somente em fazer manutenção corretiva, ou seja, correndo atrás de bugs que aparecem com o aplicativo já no ar. Isso ocorre porque, quando uma nova funcionalidade é inserida, pode acontecer de um outro item que estava funcionando apresentar falhas (por exemplo, ao inserir uma atualização do mapa do app, a área de cadastro passa a não funcionar corretamente).

Fonte: Canaltech

Desenvolver um aplicativo não é tão simples como pensamos, não é mesmo? É por isso que ao desejar um aplicativo para sua empresa, é preciso escolher cautelosamente por uma empresa que ofereça serviços de qualidade e comprometimento com o que foi solicitado.

Você sabia que a AF Systems também desenvolve aplicativos? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!

Horário de Atendimento:
Segunda a Quinta-feira – 8h às 17h | Sexta-feira – 8h às 15:30h

Poderá entrar em contato pelo e-mail:
[email protected]

Skype: 
atendimento_afsystems 
atendimento2_afsystems
atendimento3_afsystems

Telefones:
(19) 3541-3813 | (19) 98296-4141