IA criada pelo Adobe, ajuda a identificar se um rosto foi modificado em uma foto

A Adobe anunciou uma nova inteligência artificial, voltada para identificar rostos que foram modificados em programas como o Photoshop. Uma das preocupações atuais relacionadas a fake news e a desinformação são os mecanismos de montagem cada vez mais bem elaborados, como o de deep fakes ou mesmo fotos alteradas. Contudo, ao passo que tais tecnologias avançam, pesquisas de detecção deste tipo de montagem, felizmente, também acompanham o ritmo.

O estudo está sendo feito em parceria com Universidade de Berkeley com o objetivo de identificar se um rosto foi manipulado em uma foto. Segundo a empresa, essa movimentação simplesmente “é um dos esforços da Adobe em detectar manipulações em imagens, vídeos, áudios e documentos”. Contudo, ainda não é provável que vire um produto final.

Apesar disso, a empresa reconhece que as ferramentas que ela mesma cria poder ter impactos éticos sobre fake news. “Conteúdos falsos são um problema sério com crescente pressão social”, aponta a empresa em blog explicativo sobre o estudo.

O sistema de treinamento da inteligência artificial é bastante simples. Uma base de dados foi alimentada com versões reais e modificadas de fotos de usuários. As informações também levam em conta se a foto é ou não modificada para que o sistema saiba reconhecer as mudanças.

Para testar a eficácia do mecanismo, a Adobe fez testes comparando o acerto humano com o da máquina. O grupo de pessoas conseguiu identificar de forma correta apenas 53% das vezes que uma foto foi editada com a ferramenta, principalmente, nas modificações mais drásticas. Já o sistema de inteligência artificial teve 99% de acerto tanto em informar se a foto é original como se conta com alterações.

Fonte: Canaltech

Sistema bacana desenvolvido por eles, não é mesmo? E você? O que acha desse mecanismo na hora de identificar os fake por ai? Deixe um comentário abaixo!