Dicas para descobrir se um site é confiável

A internet é um local onde podemos encontrar sites seguros e outros não tão seguros e confiáveis assim. Onde basta apenas um clique para colocar a sua segurança em risco.

Por isso, nós separamos hoje algumas dicas para que você fique um pouco mais atento no ambiente virtual. Confira!

Verifique a extensão do site
Essa dica é primordial. Se você está acessando o site do seu banco, por exemplo, e o endereço é estranho (o mais correto seria www.nomedobanco.com.br), então há boas chances de ser um site fraudulento.

Outro detalhe que pode ajudar é verificar se um site tem a extensão .gov (de governos), .edu (instituições educacionais), ou até .mil (militar). Esses tipos de extensões precisam de permissão para serem usadas. Os sites dessas extensões são analisados antes de serem publicados na web, o que garante segurança. Já sites com as extensões .org, .net e .com (o mais comum) podem ser comprados por qualquer pessoa e não exigem nenhum tipo de verificação.

Analise sites profissionais
Tente analisar o design e estrutura do site. Ele parece que foi produzido de forma profissional? Isso por si só não ajuda a provar a legitimidade do site, mas minimiza as chances de ser um endereço perigoso.

Cuidado com a curiosidade
Se você viu um link em redes sociais com o título extremamente chamativo e sem uma fonte confiável, não clique. É quase certo que você será direcionado para um site suspeito. Pesquise em sites de busca ou em sites de notícia para confirmar se o conteúdo apresentado no link é verdadeiro. Isso vale para qualquer site que você acessar.

Procure uma conexão segura
Localize uma conexão segura na barra de endereço do seu navegador. Quando um site utiliza uma conexão segura, muitas vezes o endereço web começará com “https://” em vez do “http://” (a diferença está na letra “s” depois do http).

Outro detalhe importante é a certificação do site. Ela é exibida geralmente no canto direito da barra de navegação com uma cor verde. Basta clicar em cima do ícone para visualizar os certificados de segurança.

Fonte: TecMundo

Essas foram apenas algumas dicas que podem fazer uma grande diferença na hora de vocês acessar alguns sites. Lembrando que hoje em dia existem diversos tipos de golpes, e por isso, é importante estar sempre por dentro das novidades e notícias relacionados ao mundo da tecnologia.