A importância da boa comunicação. Como se comunicar no local de trabalho?

Melhorar a comunicação é saber se expressar de maneira efetiva, compreendendo e fazendo-se compreender. Quando você desenvolve essa habilidade, constrói um bom relacionamento interpessoal e atinge resultados extraordinários no trabalho em equipe. Confira algumas dicas para obter esses benefícios.

Seja simpático

Estabelecer uma boa comunicação no ambiente de trabalho ajuda o profissional a construir uma boa imagem de si mesmo. A forma como você se relaciona é a sua melhor carta de apresentação para as pessoas ao seu redor. Por isso, mantenha uma postura solícita, converse, ouça, lembre-se dos nomes das pessoas e mostre simpatia por todos que o cercam.

Seja Objetivo

Em plena era da informação, as pessoas querem resolver tudo mais rapidamente e isso vale para todos os setores da vida. Para estabelecer uma comunicação eficaz no ambiente de trabalho, você deve ser objetivo e sempre ir direto ao ponto. Isso vale para qualquer meio de comunicação, seja pessoalmente, seja por e-mail ou telefone.

Falta de Feedback

Faz parte das atividades do líder oferecer feedbacks assertivos e constantes à equipe. Esse retorno permite corrigir falhas e melhorar processos, além reconhecer e valorizar o trabalho bem executado por cada um deles.

Fofocas e Boatos

Quando especulações tomam o lugar de informações oficiais, surgem boatos e fofocas, além de insegurança e insatisfação entre os colaboradores. Sempre seja objetivo na hora de informar sobre mudanças, novos procedimentos, contratações e desligamento de profissionais da equipe. Não deixe seus profissionais à deriva.

Informações Incompletas

O sucesso da liderança depende diretamente do engajamento de sua equipe e, sem confiança, não há como ter a colaboração dos profissionais. Por isso, nunca repasse informações incompletas, tenha sempre certeza dos dados, seja claro, mostre na prática como as coisas devem ser e certifique-se de que todos entenderam o que foi comunicado.

Fonte: jrmcoaching

E você? O que acha que é importante para manter a boa comunicação no trabalho? Deixe um comentário abaixo!