Inteligência artificial pode ajudar na criação de baterias mais duradouras

A tecnologia de desenvolvimento de baterias não conseguiu evoluir rapidamente quanto os outros eletrônicos, mas isso pode mudar em breve. Pesquisadores da Universidade Stanford e do instituto de Tecnologia de Massachusetts ( MIT ) criaram uma Inteligência Artificial que pode prever o tempo de vida de uma bateria, podendo auxiliar em cargas mais duradouras.

Para a produção de novas baterias, são necessários vários testes de cargas e recargas para compreender o tempo de vida. Atualmente, esses testes são feitos da seguinte forma usando a carga até acabar e recarregando, até que ela chegue ao fim de sua vida útil.

MAS ISSO REALMENTE FUNCIONA ?

Esse processo pode demorar um tempo, e é ai que a Inteligência Artificial entra, criada pelos pesquisadores e em parceria com Toyota Research Institute. Com a IA, foi possível bolar um algoritmo que pode prever com certa precisão o tempo de vida e a performance de uma bateria. Usando a Machine Learning (treinada por centenas de milhões de medidas adquiriram enquanto as baterias eram carregadas e descarregadas), foi possível determinar quantos ciclos e peças poderia ser efetivamente recarregada.

Os desenvolvedores acreditam que os testes físicos ainda precisam ser realizados para poder complementar os estudos. Mas a IA dá uma rápida noção dos ajustes que são necessários para melhoria do desempenho das baterias, assim que elas saírem das fábricas.

Gostou do tema do nosso post de hoje? Compartilhe nossa publicação!

Fonte: Tecmundo