Estudante descobre dois novos planetas usando inteligência artificial

Anne Dattilo é uma estudante de astronomia da universidade do Texas, que desenvolveu um algoritmo que faz buscas minuciosas nos dados capturados pelo telescópio Kepler, para descobrir sinais que não foram detectados pelos métodos tradicionais de buscas por novos corpos celestes. Usando Inteligência Artificial a adolescente descobriu dois novos Planetas. A expectativa é que o modelo criado ajude outros astrônomos a encontrar astros escondidos nos dados gerados no dispositivo.

Os dados com os quais Anne e seus colegas estavam lidando capturou informações durante a missão prolongada do Kepler, e eram diferentes das produzidas anteriormente, sendo portadoras de alguma instabilidade.

A Inteligência Artificial desenvolvida por Anne leva em conta o movimento causado pela instabilidade e o anula, com isso, o computador consegue identificar as diminuições no brilho, que se associam com o fato de um planeta passar na frente de uma estrela distante. Assim quando o algoritmo foi aplicado aos dados do Kepler encontrou os dois novos planetas.

Os planetas encontrados de acordo com os pesquisadores são semelhantes a outros. Eles estão bem próximos da estrela principal, têm pequenos períodos orbitais, são quentes e ligeiramente maiores que a Terra.
Um dos planetas se chama K2-293b e o outro K2-294b, ambos estão na constelação de Aquarius.

Gostou do tema do nosso post de hoje? Compartilhe nossa publicação!

Fonte: TecMundo