Cuidado, Hackers!

Nosso post de hoje é sobre um novo golpe sofisticado que os Hackers vem aplicando. Confira!

Os hackers vem aproveitando de tais brechas de segurança para tentar extorquir as pessoas sob a ameaça do vazamento de fotos íntimas e informações constrangedoras.

As mensagens mostram sofisticação e, normalmente, vêm em inglês, o que permite que os criminosos ameacem pessoas de todo o mundo. O que mais assusta, entretanto, é que a tentativa de golpe é enviada, aparentemente, do próprio e-mail da vítima, de forma a evidenciar a ideia de que suas contas foram invadidas, o que não é o caso. Trata-se de um caso de spoofing, quando os cabeçalhos das mensagens de correio eletrônico são fraudados para parecerem pertencer a outro endereço.

Chama a atenção, aliás, o fato de a mensagem incluir até mesmo uma senha de acesso — no caso, a que foi vazada na brecha de algum serviço online. É aqui que entra, ainda, uma boa dose de narrativa da parte dos bandidos, que sabem que casos desse tipo normalmente levam a mudanças nas credenciais. Eles afirmam que alterar a palavra-chave não adianta pois um Malware já foi instalado no serviço de e-mail e, de lá, para o próprio computador da vítima, com atualizações constantes capazes de ultrapassar proteções desse tipo.

Normalmente, a ameaça é de revelação não apenas de fotos íntimas, mas também de históricos de acesso a sites constrangedores e outras informações sensíveis para toda a lista de contatos, incluindo pessoas da família e do trabalho. Para que isso não aconteça, a orientação é realizar um pagamento, normalmente em criptomoedas, para uma carteira indicada na mensagem. Os valores variam muito e podem chegar até mesmo a cerca de US$ 1 mil, com prazo de dois dias após o recebimento do e-mail.

Boa parte das mensagens dessa categoria, entretanto, são falsas, enquanto casos reais de extorsão normalmente incluiriam mais provas reais de que o monitoramento está acontecendo. Apenas a presença de uma senha, muitas vezes antiga, não é o bastante já que, como dito, tais informações podem ser obtidas por meio de vazamentos.

Portanto, o ideal é manter a calma e jamais realizar pagamento algum. Mantenha soluções antivírus sempre presentes e atualizadas em seu computador ou tablet e fique de olho no que acessar por aí. Jamais clique em links enviados por e-mails oriundos de fontes desconhecidas e evite o download de soluções fora das lojas oficiais dos fabricantes.

Fonte: CanalTech

Solicitar ajuda de um técnico também é o mais recomendado, para que o mesmo faças as verificações necessárias e identifique a raiz do problema.