Games para Aprender a Programar

Há quem defenda que a melhor maneira de aprender é brincando ou jogando. Afinal, a experiência lúdica ajuda muito na aquisição de novos conceitos e conhecimentos. Essa ideia é ainda mais forte quando queremos aprender algo que exige raciocínio lógico, como programação.

Unindo o útil ao agradável alguns educadores e programadores desenvolveram jogos para ajudar as pessoas aprenderem a programar. Se você está procurando uma boa ou nova oportunidade para saber como começar suas primeiras linhas de código, vale dar uma olhada nos serviços abaixo:

CheckIO 

A startup ucraniana criou um game muito interessante que ensina os usuários a programarem em Python ao mesmo tempo em que se divertem. Alguns dos códigos ainda podem ser analisados por Guido van Rossum, criador da linguagem, e conselheiro da empresa.

A plataforma conta com a colaboração de seus usuários de três diferentes maneiras. A primeira, permite que qualquer um crie um puzzle de código e sugira à CheckIO via GitHub. Além disso, vários usuários estão ajudando o serviço ser traduzido – nos últimos dois meses, eles ajudaram a plataforma ficar disponível em 10 idiomas. E, por fim, as pessoas podem deixar dicas umas às outras para se ajudarem na hora de resolver problemas específicos.

Silent Teacher

Um game um tanto mais simples, logo um tanto mais direto também – mas vale ressaltar que está em fase alfa e ainda não foi lançado oficialmente. Sem tutoriais, dicas ou algo do tipo, o jogo vai colocando na sua frente uma série de ideias lógicas. Conforme você pega a lógica e acerta o resultado, ele vai propondo desafios mais complexos e quando você vai ver… pronto, já está conhecendo a lógica de programação.

Blockly Games

“Games para os programadores de amanhã”, diz o slogan do site. E de fato o serviço pode dar um excelente empurrãozinho ao mundo da programação. Com vários divertidos e inteligentes jogos em diferentes modalidades, o usuário vai treinando a lógica por trás da programação. Além da lógica, a ação que ele fez em cada fase é traduzida mais tarde em forma de linhas de código, para que ele consiga entender como seus pensamentos são traduzidos no mundo da programação.

Fontes: Startupi | Startupi

Se eu fosse você não deixava de conferir esses jogos. São realmente incríveis! Conhece algum jogo que pode ajudar a novos programadores?