Quais são as diferenças entre Webmail, POP e IMAP?

Na postagem de hoje, iremos te ajudar a tirar algumas dúvidas sobre Webmail, POP e IMAP. Fazendo com que você veja a melhor opção para estar configurando seus e-mails.

 

Webmail:
É uma interface que permite ao utilizador ler e escrever e-mails usando um navegador (como o Internet Explorer ou o Mozilla Firefox), ou seja, não é necessário possuir um programa específico (como Outlook, Thunderbird, dentre outros) para a leitura ou envio de mensagens de correio eletrônico, qualquer máquina com acesso a internet e um navegador já é suficiente. Isto também significa que não é necessário utilizar sempre o mesmo computador.

No entanto, as mensagens de correio eletrônico são armazenadas no servidor do ISP, o que pode limitar o número de mensagens que podem ser armazenadas, podendo atingir a cota do e-mail com mais facilidade.

 

POP (ou POP3):
“Protocolo dos correios” ou  “POP” é um protocolo utilizado no gerenciamento de correio eletrônico, e permite que todas as mensagens contidas em uma caixa de correio eletrônico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. Dessa maneira, o utilizador pode ler as mensagens recebidas, apagá-las, responder-lhes, armazená-las, etc.

As mensagens são baixadas e ficam salvas somente no computador ou celular que foi baixado, a menos que seja marcada a opção de manter cópia no servidor, caso essa opção for marcada as mensagens de correio eletrônico são armazenadas no servidor do ISP (como no Webmail).

POP é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em apenas um local.

Se houver a necessidade de formatar a máquina ou excluir uma conta configurada como POP todas as mensagens salvas serão perdidas (caso não tenha cópia no servidor), e infelizmente não é possivel recuperar.

 

IMAP:
“Protocolo de acesso a mensagem da internet” mais conhecido como IMAP também é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico.
Com IMAP as mensagens ficam armazenadas no servidor e o utilizador pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador, tanto por Webmail como por programas de e-mail.

O mesmo tem a capacidade de ler seus e-mails em locais diferentes como se estivessem na nuvem, por esse motivo é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em mais de um local, sempre com o mesmo “status”.

 

Lembrando que para utilizar os e-mails configurados como POP ou IMAP é necessário utilizar um programa de e-mail.

 

Você já deve ter tido problemas com seu e-mail onde foi impedido de manter uma comunicação com seus clientes, ou em algum fechamento de negócios, certo!?

Aqui na AF Systems, nossa equipe técnica está sempre a disposição para lhe ajudar da melhor forma, solucionando seus problemas e esclarecendo qualquer dúvida!

Se você ainda não é nosso cliente, e achou interessante nossas abordagens, entre em contato conosco para estar conhecendo sobre nossos serviços e planos de hospedagem! Aqui na AF Systems, seu sucesso é nosso compromisso!

Horário de Atendimento:
Segunda a Quinta-feira – 8h às 17h | Sexta-Feira – 8h às 15:30h

Poderá entrar em contato pelo e-mail:
contato@afsystems.com.br

Ou pelos telefones:
(19) 3541-3813
(19) 98296-4141

20180205_imap_pop_webmail

FONTE: Wikipédia e Configurando

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *