SSL – Qual a importância para os sites e usuários?

121350-OQ38UM-2

O Certificado SSL é uma peça indispensável para garantir que a navegação em seu site seja segura. Isso principalmente para o e-commerce, em que a troca de dados entre o cliente e a página é a base da transação comercial. Por isso ressaltamos novamente a importância do Certificado SSL para proteger o seu site e os seus clientes de ataques cibernéticos. Ele é dividido em duas chaves: a pública e a privada. Quando o usuário acessa este site para efetuar uma compra, ele recebe do servidor a chave pública. Com ela, ele vai encriptar os dados que está enviando, como o número do cartão de crédito. Com esses dados codificados em uma linguagem ininteligível, o servidor do site vai usar a sua chave privada, que só ele tem, para abri-la.

O motivo principal pelo qual o SSL costuma ser adotado, graças ao uso dessa tecnologia, uma prática muito comum de cybercrime, o phishing, pode ser evitada. Nesse tipo de crime online, hackers se apresentam como empresas ou pessoas próximas da vítima para colher informações confidenciais. O contato tanto pode ser por e-mail quanto através de um site que simula (muitas vezes em detalhes) o ambiente virtual de uma empresa. Assim é possível confundir o usuário, fazendo com que ele entregue dados sensíveis aos ladrões enquanto navegam.

No entanto, ao navegar em sites com SSL, as chances desse tipo de trapaça acontecer é praticamente nula, pois uma das principais funções do SSL é a confirmação da autenticidade do local navegado ao usuário.

Sites “sensíveis” que efetuam pagamentos de contas, ou solicitam algum dado pessoal do cliente geralmente costumam aparecer um cadeado verde (seguro) e ao invés de ter o tão comum “http://” você verá que irá aparecer “https://”. Essa é uma maneira de observar claramente que o site possui SSL.

 

FONTES: Marketing de Conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *