Benefícios e malefícios do celular

O celular teve um avanço muito grande no século 21, unindo todos os outros meios tecnológicos e de informações apenas em um único aparelho.

Quem é que não quer ter tudo nas mãos de forma facilitada, não é? O celular trouxe a câmera digital, as comunicações através de e-mails, mensagens, ligações e a internet! Com poucos toques você já consegue se localizar, falar com quem quiser, registrar seus momentos e compartilhar suas ideias com seus amigos.

Porém, para tudo existe benefícios e malefícios quando tem seu uso exagerado, com o celular é a mesma coisa.  Acompanhe alguns:

Benefícios

beneficio_celular

 

Comunicação rápida –  Se não há tempo para conversar, envie uma mensagem de texto rapidamente. Isto lhe permite ficar conectado mesmo durante reuniões do trabalho ou em locais públicos, nos quais uma conversação por voz seria inapropriada, tal como no caixa de um supermercado.

Negócios – Celulares permitem que você faça chamadas de vídeo ou viaje a trabalho sem perder contato com funcionários e clientes. Entre chamadas, mensagens, e-mails, programas de documentos móveis e mensagens de multimídia, a maioria dos trabalhos em escritórios pode ser feita com o uso de um smartphone, o que economiza dinheiro em gasolina, tempo durante viagens e dinheiro para a empresa, pois pode-se ser produtivo no avião e imediatamente acessível para decisões importantes.

Segurança – Além dos benefícios da tecnologia mais recente para os usuários, os telefones celulares têm importância vital em ajudar a combater o crime. Isto se deve principalmente porque o telefone celular facilita a localização das pessoas, pelo uso do Global Tracking System (GPS), quando elas precisam ser localizadas. Também, a lei determina as regras que precisam ser seguidas pelas companhias de telefones celulares enquanto fornecem serviço de localização e fazendo com que os telefones celulares e os cartões SIM sirvam de grandes evidências judiciais quando necessário.

Malefícios

 

Riscos da tecnologia na saude

 

O uso do celular durante a noite pode atrapalhar o seu sono. A luz emitida pela tela de telefones celulares afeta o ritmo circadiano do seu corpo e ativa a produção de hormônios que promovem o estado de alerta. Além de problemas como distúrbios do sono, pode causar stress e sintomas de depressão.

Enquanto dirige – Muitos objetos e atividades no interior do carro podem representar distrações visuais, manuais e mentais enquanto estiver dirigindo um veículo e do uso de um telefone celular é um dos mais perigosos.

Problemas na postura – Passar horas olhando para baixo e com a coluna curvada, na hora pode dar a sensação de que aquilo seja muito confortável. Mas isso pode acarretar em uma séries de lesões em sua saúde, comprometendo vários desempenhos naturais que serão prejudicados pela má postura.

 

Está nítido que o celular se tornou uma ferramenta muito importante para nosso dia a dia, facilitando nossa vida pessoal e também empresarial, mas devemos tomar cuidado com o uso abusivo do smartphone que pode ser prejudicial a nossa saúde.

Gostou do post? deixe seus comentários ou sugestões!

FONTES: Os Benefícios  e E How Brasil

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *