Inteligência emocional no trabalho. Como aplicar?

Em um ambiente de trabalho, a inteligência emocional é fundamental em vários aspectos, desde o estabelecimento de um bom networking até na melhoria do desempenho e produtividade. A capacidade de entender de forma clara o que está acontecendo ao redor, possibilita que o profissional faça melhores escolhas, lide bem com críticas e limitações e ainda desenvolva bem o trabalho em equipe.

Graças a um desenvolvimento comportamental, esses profissionais são mais comprometidos, têm mais chances de se enquadrarem em posições de lideranças e alcançam resultados positivos com mais facilidade.

Desenvolver a inteligência emocional no âmbito profissional é algo possível. Para isso, é preciso seguir algumas dicas importantes que podem te ajudar nessa tarefa. Confira:

  • Busque o autoconhecimento; para entender o que os outros sentem, é preciso antes que você compreenda as suas próprias emoções e saiba diferenciá-las corretamente. Ao adquirir consciência sobre fraquezas e limitações, você terá um maior controle sobre elas, o que te ajudará a se cobrar menos e aceitar melhor críticas, por exemplo.
  • Autocontrole; a partir do momento em que você é capaz de saber exatamente como se sente, fica mais fácil exercitar o autocontrole. Isso pode te ajudar diretamente nas questões interpessoais ao evitar conflitos desnecessários e a lidar melhor com a pressão sem explodir. O autocontrole também influencia na questão da autoconfiança.
  • Ter empatia; a empatia leva também a uma maior aceitar entre as diferenças e a percepção de que são elas o alicerce do sucesso da equipe e dos negócios.

Fonte: viacarreira

A inteligência emocional é algo que pode melhorar a sua vida quando trabalhada, assim, será mais fácil de você reconhecer seus pontos negativos e positivos para um melhor convívio no ambiente de trabalho e em sua vida pessoal.

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