Inteligência Artificial do Facebook foi desativada!

Facebook desativa inteligência artificial após a mesma criar sua própria linguagem!

O Facebook resolveu desligar a inteligência artificial que havia criado a sua própria linguagem, conforme noticiado na metade de junho. A fim de descobrir como os bots se sairiam em uma tarefa, eles foram colocados frente a frente e, para a surpresa dos pesquisadores, a inteligência artificial criou a sua própria linguagem a fim de conversar melhor. E foi exatamente essa a razão de sua desativação.

Os bots foram desenvolvidos para realizar negócios, então eles são dotados de uma capacidade de barganha a fim de convencer o seu interlocutor. Programados para fazer isso em inglês, os robôs começaram a se comunicar usando frases ininteligíveis para os pesquisadores. Apesar de não compreender as palavras usadas, era possível identificar que a negociação entre as inteligências artificiais acontecia da mesma forma.

Como exemplo, os cientistas citaram o caso dos bots (chamados também de agentes) chamados de Bob e Alice. Ao se comunicar com Alice, Bob emitiu a sentença “Eu posso eu eu e todo o resto”. A sua interlocutora respondeu “bolas têm zero para mim para mim para mim…”, com o restante da conversa se dando sempre em variações dessas frases.

“Os agentes deixarão de usar linguagem compreensível e inventarão palavras-código para eles mesmos”, relatou o pesquisador de IA do Facebook Dhruv Batra em entrevista ao site Fast Co. Design ao explicar porque a IA foi desativada. “Como se eu disser ‘o’ cinco vezes e você interpretar isso como eu querendo cinco cópias desse item. Isso não é tão diferente da forma como comunidades de humanos criaram a estenografia”.

Já houve problemas parecidos com Inteligência Artificial anteriormente, como a do Google. Ela foi criada para fazer traduções, acabou por criar a própria linguagem e também foi capaz de traduzir línguas que nem existiam ainda! Por esse motivo também acabou sendo desativada!

Inteligência

FONTE: TecMundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *