Hábitos saudáveis para a mente

Todos sabemos da importância de ter um cérebro saudável. No entanto, muitas vezes nos concentramos em cuidar do fígado, estômago, pulmões ou de qualquer outro órgão, e deixamos o cérebro de lado.

 A razão disso é que poucas pessoas veem a necessidade de cuidar dele, ou esquecem que ele também pode ser afetado. O que você não deve subestimar é que este é um dos órgãos mais importantes de nosso corpo.

O cérebro é basicamente o que te faz ser você. Sem ele, diferentemente de muitos órgãos, não podemos viver.

É tão importante que qualquer dano poderia significar um problema para toda a vida. Por isso, aqui lhe daremos alguns conselhos para ter um cérebro forte e saudável.

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– Propor a si mesmo metas e desafios intelectuais Metas pessoais ou profissionais e trabalhos voluntários fazem bem ao cérebro. Além disso, ler, escrever ou aprender coisas novas melhoram as conexões cerebrais o aprendizado de um novo idioma, por exemplo, é desafiador e estimulante para o cérebro. Aprender artes e pesquisar sobre a própria genealogia também são atividades cognitivas. A atividade intelectual deve ser mentalmente estimulante e ao mesmo tempo agradável.

– Não “se aposentar” de tudo A aposentadoria é um direito de todos. No entanto, uma coisa é a aposentadoria prevista quando chegamos a determinada idade. A outra, bem diferente, é se aposentar do que gostamos de fazer. Não devemos nunca nos aposentar, desistir das atividades que nos dão prazer. Seja escrever, seja lidar com o público. Não importa a atividade, mas manter o cérebro ativo trabalhando naquilo que você gosta.

– Respeite suas horas de sono. Dormir não é apenas um prazer, também é uma necessidade para o nosso corpo e mente. Quando você dorme, seu cérebro realiza uma série de reparos e processos para se manter saudável, tanto física quanto mentalmente. Durante o sono, seu cérebro tem a chance de organizar as vivências e aprendizagens do dia, criando as lembranças, ao mesmo tempo em que os neurônios se fortalecem.

Na próxima vez em que pensar em diminuir suas horas de sono, lembre-se de que estaria infligindo um dano a seu corpo e a sua mente.

 

FONTES:  Uol  e Melhor com Saúde

 

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