Feliz Páscoa!

Nesse próximo domingo, dia 01 de Abril celebraremos a Páscoa ou Domingo da Ressurreição, mas afinal o que é páscoa?

É uma festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã.

Por que o ovo e o coelho se tornaram símbolos da Páscoa?

O ovo é uma  tradição antiga que surgiu antes de Cristo. Na Europa, as pessoas trocavam ovos no Equinócio de 21 de março para celebrar o fim do inverno e o início da primavera (no Brasil, fim do verão e início do outono). Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. Naquela época,  as pessoas trocavam ovos de galinha decorados. A tradição dos ovos de chocolate começou na França e, a partir do século XIX, os ovos doces tomaram conta da comemoração.

A tradição do coelho da Páscoa surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

Hoje em dia, todos esses elementos entrelaçam-se com a indústria dos ovos de chocolate, formando a festa que comemoramos.

Sendo então uma festa móvel, o que significa que sua data não é fixa em relação ao calendário civil.

Nos da AF Systems desejamos a todos uma ótima Páscoa!

20180329_feliz_pascoa

FONTES: Wikipedia, Brasil Escola e Turminha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *