Dicas para deixar o e-mail mais Profissional

Pode ser que você não use o e-mail de forma tão frequente na sua rotina, mas ele ainda é uma das maneiras mais eficientes de se comunicar com pessoas estranhas. Uma dessas situações é a conversa entre empregadores e os concorrentes de uma vaga de emprego.

Por conta disso, o seu e-mail é quem vai apresentar você ao empregador, influenciando muito no julgamento que podem fazer sobre a sua pessoa. Dessa forma, é muito importante que a sua correspondência eletrônica passe a imagem de alguém sério, responsável e profissional.

Confira algumas dicas para se sair bem com a utilização frequente do e-mail:

1. Lembre-se dos anexos!

Esquecer-se de anexar alguns arquivos na sua correspondência é um erro supernormal, mas mostra que você não estava atento — o que é ruim para a sua imagem. Dessa maneira, sempre revise tudo o que foi feito, desde o título até a assinatura do seu nome. Com isso, você garante que erros bobos não sejam cometidos.

Além disso, alguns serviços de e-mail oferecem recursos que impedem esse deslize, como acontece com o Thunderbird — que emite um aviso caso você tenha escrito “anexo” e não tenha anexado nenhum arquivo.

2. Use endereço de e-mail profissional.

Pode parecer uma dica óbvia, mas o número de pessoas que usam endereços de emails antigos e constrangedores é bastante considerável. Portanto, evite usar contas que contenham registros como “joaomaneirolegal92” ou “mariainlovecomjoaolindo”.

Esse tipo de coisa talvez faça com que o empregador duvide da sua seriedade — além de ser infantil. Por esse motivo, procure usar apenas o seu nome e sobrenome.

3. Crie respostas automáticas.

É supernormal não poder responder aos seus emails por alguns dias, mas alerte os seus contatos. Você pode fazer isso na forma de uma resposta automática; dessa maneira, todas as pessoas que mandarem uma mensagem para a sua caixa de entrada receberão um aviso sobre a sua ausência.

4. Escreva de maneira “sóbria”.

Talvez você adore escrever usando letras de diferentes tamanhos e cores, afinal de contas, o e-mail é seu. Acontece que isso passa a imagem de alguém que não sabe diferenciar mensagens pessoais das profissionais — além de dificultar a leitura do seu chefe ou futuro empregador.

Portanto, escolha somente uma cor de letra (dê preferência às escuras) e fontes que sejam fáceis de ler. E não se esqueça de evitar o uso de abreviações excessivas e muitas gírias.

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FONTE: CanalTech e TecMundo

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