Curiosidades sobre o Carnaval!

Para quem já está pensando na folia desse ano, prepare-se pois  o carnaval é terça-feira, 13 de fevereiro. A festa começa neste sábado, 10 de fevereiro (dependendo do local), e acaba na quarta-feira de Cinzas, 14. Em algumas cidades, a festa prossegue além desta data.

Pensando nessa festa tão esperada que se aproxima a AF Systems separou algumas curiosidades:

O nome “carnaval” se originou na Roma Antiga. Para homenagear o deus Saturno, havia uma festa chamada “Saturnais”. Nesse dia, os escravos eram soltos, as escolas ficavam fechadas e todos saíam às ruas para dançar. Carros que levavam homens e mulheres em desfiles eram chamados de “carrum navalis” por serem semelhantes aos navios. Muitos dizem que pode ter sido daí a expressão “carnavale”.

O nosso Carnaval Brasileiro é descendente do “Entrudo” português; cuja no dicionário “Entrudar” significa molhar com água. No século 17, os curtidores do Entrudo se armavam de baldes e latas cheias de água, e todos acabavam molhados. Até Dom Pedro II se divertia jogando água nos nobres! Porém, isso acontecia antes do início da Quaresma e durava três dias. Com o passar dos anos, a brincadeira foi perdendo a sutileza e muitos começaram a jogar água suja, ovos, farinha, laranjas nas pessoas que passavam na rua. Em 1854, foi determinado que o entrudo tinha de “ser seco para não estragar as roupas mais custosas e cuidadas e não provocar desordens e confusão”. A partir daí, o Entrudo (seco) se tornou o mais famoso Carnaval!

Você sabia que existe um cálculo para o dia do carnaval?
Esse cálculo foi estipulado para que não houvesse coincidência com o dia da Páscoa Católica e para que ela não ocorresse no mesmo dia da Páscoa Judaica. Assim, ela começa com o equinócio de primavera, no hemisfério norte, a partir dele é preciso saber em qual dia será a primeira lua cheia, pois a páscoa é comemorada exatamente no domingo depois dessa lua. Ou seja, sabe-se que a terça-feira de carnaval é aquela que antecede a Páscoa em 47 dias. No Brasil, a data é comemorada no outono, então começa a contar a partir do dia 21 de março, dia do equinócio no hemisfério sul.

Grito de Carnaval
No Brasil o início da festa é conhecido como “grito de carnaval”. Antigamente os clubes promoviam festas pré-carnavalescas com este nome. Nessas festas as pessoas iam fantasiadas e cantavam e dançavam ao som de marchinhas de Carnaval.

Livro de Recordes
O carnaval do Rio de Janeiro é considerado a maior festa popular de rua do mundo. De acordo com o Guinness Book.

 

Está preparado para festejar? A AF Systems deseja a todos os nossos clientes e parceiros um ótimo carnaval!

20180213_carnaval
FONTE: EBC e História do Carnaval

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *