Transformação digital. Uma das principais tendências para as empresas.

O conceito “transformação digital”, podemos dizer que nada mais é do que o uso da tecnologia onde ajuda a melhorar o desempenho das empresas de diferentes setores e tamanhos.

Do ponto de vista tecnológico, é essencial apostar em um ecossistema que utilize dezenas de aplicações em várias partes da empresa e que são capazes de resolverem problemas específicos. A adoção desses recursos, contudo, é apenas parte do processo. Essa mudança também é uma consequência para corporações que já pensam suas estratégias de forma digital e possuem estes sistemas funcionando de forma orgânica. Ou seja, com todas as soluções conectadas e conversando entre si, permitindo que os profissionais possam extrair valor dessa junção e o cliente possa melhorar sua experiência.

É justamente neste ponto que entra o departamento de marketing. Como qualquer área, também possui suas próprias rotinas e processos e depende de sistemas, aplicações e softwares para gerenciar tudo. Hoje, os profissionais do setor lidam com captação e aquisição de leads, gestão de oportunidades, qualificação dessas informações, comunicação via redes sociais, entre outros. É comum, portanto, utilizar diferentes sistemas para cada um desses serviços. Assim, quanto mais integrado essas soluções estiverem, mais ricas serão essas informações dos clientes da empresa, que conseguirá ter uma visão macro de seu público-alvo, independentemente do canal que ele utilizar no dia a dia.

O obstáculo para as empresas não é mais encontrar informações digitais de seus clientes, mas sim tê-las descentralizadas – e utilizar formas de juntá-las automaticamente. No caso do marketing, por exemplo, há diferentes dados que estão inseridos em sistemas específicos, como cadastro de pessoas no ERP, pontos de contato no CRM, e por aí vai. De forma manual, o profissional de marketing encontra uma realidade paralela de todos esses clientes, mas totalmente dispersa. É como se estivesse falando com três pessoas diferentes, mas que no fundo é o mesmo cliente. Sistemas integrados garantem que a comunicação faça sentido aos consumidores e, principalmente, automatizem processos burocráticos na rotina de trabalho.

A transformação digital tornou-se primordial atualmente. Os negócios são digitais, as pessoas consomem quase tudo na Internet e até remodelaram velhos hábitos, como o abandono das ligações pela troca de mensagens por aplicativos. Evidentemente, não se faz isso em uma companhia de uma só vez. É necessário estudar os departamentos e os processos, avaliando o que faz sentido transformar digitalmente naquele momento – ainda que o marketing esteja na vanguarda por pura necessidade de trabalho. Em todo o caso, não há mais espaço para desconhecimento. Tenha certeza que o seu concorrente já está fazendo transformação digital. Se nenhuma empresa de seu segmento estiver trabalhando com isso, há startups em garagens ou salas de aula que estão criando uma nova tecnologia que vai mudar o seu mercado pra valer.

Fonte: canaltech

E você? Sua empresa já passou por essa “transformação digital” ? Ou ainda está só observando o concorrente em um passo a frente?