Google usa IA para facilitar a comunicação de quem tem problemas de fala

Google demonstrou durante o evento I/O, que aconteceu terça-feira (07), como sua inteligência artificial (IA) trabalha para facilitar a comunicação de quem tem problemas de fala.

A ideia é ajudar pessoas que vivem com problemas neurológicos e afins que atrapalham a fala, como derrames, esclerose múltipla e danos cerebrais. Para isso, o Google desenvolveu um sistema, por meio da equipe Project Euphonia, para gravar as vozes de pessoas com esses tipos de problemas ou deficiências. Após a gravação, foram desenvolvidos algoritmos para a inteligência artificial conseguir entender as vozes e transcrevê-las diretamente para smartphones e computadores.

Assim, isso facilitará na comunicação de pessoas portadoras de problemas de fala, onde poderão se comunicar de uma forma mais rápida. O Google ainda adicionou “Além de melhorar o reconhecimento de fala, também estamos treinando algoritmos personalizados de IA para detectar sons ou gestos e, em seguida, realizar ações como gerar comandos falados para o Google Home ou enviar mensagens de texto. Isso pode ser particularmente útil para pessoas com deficiências graves e que não podem falar”

Fonte: Tecmundo

Avanços como esse no meio tecnológico tem grande impacto positivo, pois torna os portadores de deficiência cada vez mais inclusos no ramo da tecnologia melhorando seu dia a dia, e trazendo mais facilidade na hora de se comunicarem.

E você? O que achou dessa notícia?