Como funciona os filtros de spam?

Eles funcionam basicamente através de um conjunto de regras que separam os emails em desejados e indesejados. Os emails desejados são enviados para a caixa de entrada e os indesejados são marcados como Spam. Algumas vezes, os provedores nem mesmo enviam para sua pasta de Spam esses emails, bloqueando-os diretamente no sistema do provedor.

Essas regras são indicações de como o email desejado deve ser e como geralmente os emails indesejados são. As regras mais comuns incluem filtro de endereço ou servidor de email, filtro de IP, filtro de palavras e filtro de links.

Filtro de Endereços ou Servidor de Email – Ao enviar um spam, o spammer, ou alguém que envia spam, precisa enviá-lo a partir de um endereço de email registrado em alguma conta ou servidor. Muitos desses spammers criam seus próprios serviços de envio de spam, então fica fácil para os filtros identificarem endereços ou servidores de email que sempre enviam emails identificados como Spam pelos usuários.

Filtro de IP – Sempre que um determinado email é identificado como spam, o provedor de email marca aquele endereço de IP de quem enviou como sendo de um spammer. Assim fica mais fácil identificar spam, não necessariamente pelo endereço de email, que pode ser clonado, mas pelo endereço de IP que é muito mais preciso.

Filtro de Palavras – A grande maioria dos spams vêm com determinadas palavras-chave, para chamarem a atenção do usuário para algum serviço ou venda online. Todo servidor de email atualmente vem com um filtro que faz uma varredura preliminar no conteúdo do email que você recebe em busca dessas palavras, que geralmente são “Viagra”, “Cialis” ou algo relacionado à venda de remédios online ou práticas ilícitas. Os filtros também reconhecem mensagens escritas somente com letras maiúsculas ou escritas com palavras e caracteres aleatórios e as separam como Spam.

Filtro de Links – Um dos principais objetivos do spam é levá-lo a algum outro site onde ele pode vender algo a você ou pode roubar alguma informação sua através de um sistema de phishing ou instalação de vírus na sua máquina. Vários desses sites já são conhecidos e sua lista cresce a cada dia. Caso um email tenha algum link que leve a alguma dessas páginas, o filtro bloqueia automaticamente.

Fonte: Tecmundo