05 de Novembro, Dia do Designer Gráfico

Esta data é uma homenagem aos profissionais que se empenham em usar técnicas e bastante criatividade na produção de informações visuais. Os designers gráficos são responsáveis em montar projetos que sejam visualmente apelativos e atraentes, como páginas de revistas, capas de livros, cartazes e demais materiais impressos (ou virtuais) para campanhas publicitárias, e etc.

No Brasil, o Dia do Designer Gráfico foi instituído no dia 5 de novembro durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso, em 19 de outubro de 1998. O dia 5 de novembro é a data de nascimento de um dos nomes mais importantes do design brasileiro, o pernambucano Aloísio Magalhães.

Existe também, o Dia  Mundial do Designer Gráfico, que é comemorado em uma data diferente, sendo no dia 27 de abril.

World Graphics Day é uma iniciativa do International Council of Graphic Design Associations (ICOGRADA), que desde 1995 celebra esta data em memória da fundação desta instituição, em 27 de abril de 1963.

Além disso, o Dia Mundial do Design Gráfico visa homenagear esta profissão, essencial para a comunicação visual no mundo. Aliando técnica e criatividade, o designer gráfico é capaz de criar produções visuais que ajudam a transmitir uma mensagem ou despertar emoções nas pessoas.

O trabalho do designer gráfico é aplicado nos mais diferentes setores, desde o setor da publicidade e propaganda, passando por editoras, diagramação de livros e revistas, elaboração de cartazes, etc.

Fontes: Calendarr | Calendarr 

A AF Systems dedica essa singela homenagem a todos os designer gráficos.