A importância da Ética no Trabalho

Em se tratando de ética no trabalho, o filósofo Mario Sérgio Cortella afirma que – “É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.”. Nestes últimos anos, ter este cuidado fez ainda mais sentido, pois testemunhamos uma crise no Brasil sem precedentes, que além de econômica e política, trouxe à tona uma enorme crise moral.

Hoje, separamos para vocês um tema muito interessante onde abordaremos alguns exemplos de ética no trabalho. Não deixe de conferir!

A ética no trabalho está diretamente relacionada à honestidade, pois não há como ser ético sem ser honesto. Entretanto, como bem sabemos no dia a dia de um profissional podem surgir muitas situações onde à sua integridade e retidão; são testadas. Para não sucumbir a nenhuma delas, é essencial contra-atacar, ou seja, conhecer e cultivar hábitos positivos e que caminhem na direção oposta aos comportamentos imorais que muitas pessoas têm sem pensar nas consequências.

Responsabilidade
Ser responsável é ter a hombridade de assumir um compromisso verdadeiro com seus atos e consequências e buscar pautar suas ações em valores positivos. Portanto, ser ético é ter uma postura profissional condizente com as suas responsabilidades e com a confiança que a empresa depositou em você. Isso inclui cuidar bem do patrimônio da organização e manter sempre total sigilo sobre as informações referentes à empresa e aos seus funcionários.

Integridade
Tudo que fazemos na empresa ou na vida tem uma consequência. Por isso, independente do seu sentimento em relação à organização ou a algum dos seus membros, você deve sempre ser honesto e correto em suas ações. Integridade significa lisura e retidão, portanto, especialmente por sua reputação, faça sempre aquilo que é certo e ético e coloque sempre estes valores em primeiro lugar.

Retidão
Numa sociedade com valores, às vezes, um tanto quanto controversos, para obter vantagens, muitos podem considerar a honestidade algo até mesmo dispensável. Contudo, uma pessoa guiada pela retidão de caráter, independente do seu momento, se bem ou não financeiramente, por exemplo, jamais usará seu cargo na empresa para obter algum tipo de benefício pessoal.

Do mesmo modo, um profissional honesto e ético evitará repercutir fofocas, criar histórias mal intencionadas, falar mal de colegas e chefes ou criar qualquer situação ruim que prejudique as pessoas ao seu redor e a si mesmo.

Fonte: Ibccoaching

Dentre essas três, existem vários outros exemplos de uma conduta ética no trabalho para se abordar. Um assunto que se deve muita ênfase, pois sabemos de que é essencial a ética e a moral para que haja um equilíbrio na sociedade.

Gostou do nosso post de hoje? Compartilhe para sabermos o que acha sobre a ética no trabalho.