Livros que todo programador precisa ler!

A busca por atualizar o que se sabe e descobrir novas coisas é um dos maiores diferenciais dos bons programadores. Por estarem inseridos num mercado em constante evolução, não é permitido aos profissionais ficarem de fora do que está sendo criado, principalmente na sua respectiva linguagem de programação.

Mas, para isso, é ainda mais fundamental que o desenvolvedor tenha o conhecimento básico sobre o que está fazendo. De nada adianta manter-se atualizado se comete erros na estrutura de um código ou na maneira como ele é apresentado ao usuário final. Confira abaixo os livros que podem te ajudar!

  • Refactoring – Martin Fowler

Refactoring é um excelente livro para programadores que tem dificuldade em montar a estrutura do software de tal maneira que não altere o comportamento do código. O livro foi escrito para aquelas pessoas que sabem que seu código funciona, mas que poderia estar melhor organizado.

O livro oferece um catálogo com mais de 40 reestruturas de código que deram certo com detalhes de como foram feitas e testes necessários. A linguagem que baseia o livro é Java, mas a metodologia pode ser aplicada em qualquer outra.

  • Clean Code – Robert C. Martin

Clean Code de Robert Martin segue os princípios de Refactoring que citamos anteriormente: mesmo código ruim pode funcionar. Porém, código ruim força os desenvolvedores a criar soluções que tiram o desempenho e a capacidade de escala do sistema.

Assim, o livro fala sobre as melhores práticas ágeis de limpeza de código “on the fly”. A intenção do livro não é apenas deixar o código mais limpo, mas transformar o leitor num melhor programador.

  • Stop Stealing Sheep & Find Out How Type Works – Erik Spiekermann

“Stop Stealing Sheep & Find Out How Type Works” foi publicado pela primeira vez em 1993 e agora volta atualizado com novas fontes e ilustrações. Ainda que pareça um livro escrito para designers, Erik Spiekermann deixa claro logo no início sua intenção: guiar o leitor através de todos os aspectos da tipografia para que programas sejam mais comunicativos ao usuário final.

Entender como se usa espaços dentro de um layout, por exemplo, fará de qualquer programador um profissional mais completo.

  • Defensive Design for the Web – Matthew Linderman

“Defensive Design for the Web” é editado pela 37Signals, do famoso Rework. Neste livro o autor Matthew Lindermann admite o fato de que as coisas darão errado na internet, não importa quão cuidadoso você tenha sido com o seu código.

Defensive Design aponta uma direção defensiva para tudo que se cria na web. Usando a metáfora de um motorista que sempre está à procura de estradas escorregadias, o livro aponta pontos de conflito que podem causar confusões para os usuários e, através de exemplos reais, ensina como evitá-los.

Fonte: informant

Buscar conhecimentos além do que já tem em mãos é uma ótima maneira de se destacar no mercado de trabalho. E você? Já leu algum desses livros? Conhece outros que podem ajudar os programadores? Entre em contato conosco.